Portal do Cadastro de Contribuintes     
,

Receita

» Principal
» Secretário
» Hierarquia Organizacional
» Coletorias Estaduais
» Conselho Rec. Fiscais
» Corregedoria Fiscal
» ESAT
» Gerências Regionais
» Postos Fiscais
» Recebedorias de Renda
» Fale Conosco
» Denúncia

Serviços

» Portal Serviços On-line
» AIDF-Informações
» ATF - Acesso
» Cadastro de Usuários
» Cad. de Contribuintes
» Cadastro - EC 87/2015
» Certid. Dados Cadastrais
» Consulta Cadastro PB
» Consulta Selo - Água Mineral
» Cons. Geral Processos
» Consultar/Validar FIC
» Credenciamento NF-e
» Educação Fiscal
» Emissão do DAR
» Emissor Cupom Fiscal
» Emitir Certid.de Débito
» Emitir FIC
» FAC Eletrônica
» GNRE
» IPVA
» ITCD
» Legislação
» Orientação Fiscal
» PED - Proc.Eletr.Dados
» Portal CT-e
» Portal MDF-e
» Portal NF-e
» Portal NFC-e
» Postos de Combustíveis
» Protocolo 21/2011 – CONFAZ
» Regularidade N.F.Avulsa
» ROP
» Simples Nacional
» SPED Fiscal
» Termo de Trânsito
» Validar Certidão Débito

Declarações

» GIA-ST
» GIM
» GIVA
» SINTEGRA

Índices e Tabelas

» Ato COTEPE /MVA
» Ato COTEPE / PMPF
» Cota Parte ICMS
» Distribuição da Arrecadação ICMS
» IGP-DI/IPCA/SELIC
» Índice Partic. Municípios
» Pauta Fiscal Fretes
» Pauta Fiscal Produtos
» Prev.Rec.Municipais
» Produtos Subst.Tribut.
» Tabela de Municípios
» Tabela de Receitas
» UFR-PB

Editais e Informes

» Editais
» Cheque Moradia
» Links
» REFIS/PB
 

RECEITA » EDITAIS E INFORMES » NOTÍCIAS



      


Escola de Administração Tributária (Esat) vence Prêmio da Associação Brasileira de Recursos Humanos


 

A Escola de Administração Tributária (Esat) da Secretaria de Estado da Receita venceu a etapa estadual do prêmio da Associação Brasileira de Recursos Humanos, Seccional da Paraíba, (ABRH-PB). A Esat, que concorreu também com outras empresas privadas no prêmio ‘Ser Humano’ na modalidade de gestão de pessoas-organização, foi a única organização do setor público ganhadora da Paraíba.

O prêmio da ABRH-PB será entregue no dia 25 de novembro, às 19h30, em João Pessoa. Ao ganhar a premiação estadual, a Esat também está habitada para concorrer ao prêmio nacional na categoria.

O projeto premiado da Esat foi com o case intitulado "Quando o Santo de Casa, com criatividade e inovação, obra milagre”. A Esat desenvolveu um Sistema Gerenciador de Capacitação (Sigecap) para ser um suporte gerencial, administrativo, operacional e educacional às demandas da Escola, que serve de capacitação para os auditores fiscais do Estado. O sistema permite realizar, via online, desde o planejamento até a finalização da execução de um curso.

Para a gestora executiva da Escola de Administração Tributária (ESAT) da Receita Estadual, Elaine Carvalho César, “o êxito da Escola no Prêmio ‘Ser Humano’, na categoria Gestão de Pessoas, é um mérito coletivo. Ela vai desde a equipe de colaboradores da ESAT, dos servidores que participam das nossas atividades e contribuem com o seu feedback para melhoria dos nossos processos e também dos gestores da SER, que apoiam e incentivam o nosso trabalho. Neste momento de reconhecimento, em meio as práticas de gestão bem sucedidas de empresas privadas, nos destacamos com uma solução ‘caseira’, porém bastante exitosa, daí porque o nosso projeto foi denominado de ‘Quando Santo de Casa, com Criatividade e Inovação, obra milagres’, relatando todo o processo de construção do Sistema Gerenciador de Capacitação (Sigecap) e sua importância no processo de planejamento, execução e finalização das atividades não só de treinamentos, mas de desenvolvimento, visto que possibilita a todos os atores envolvidos um acompanhamento sistêmico desse processo”, declarou.

Segundo ainda Elaine, este trabalho “é fruto de várias contribuições intelectuais e técnicas, iniciadas desde 2010, tendo sido, continuamente, aprimorado e aperfeiçoado para atender as demandas organizacionais e pedagógicas da ESAT”.

Para o secretário de Estado da Receita, Marialvo Laureano, o prêmio conferido à Esat é um dos reflexos dos investimentos em formação continuada da atual gestão ... 

REFORMULAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA - A gestora executiva acrescentou que desde o ano passado a ESAT reformulou a sua prática pedagógica como estrutura de fomento a práticas educacionais. A ESAT alicerçou sua proposta pedagógica, baseada no relatório da UNESCO, sobre Educação para o século 21, na aplicação indissociável dos quatro pilares da educação: aprender a conhecer: aprender a fazer; aprender a conviver e aprender a ser.

“A partir de um olhar diferenciado, buscamos um realinhamento do Planejamento Estratégico e uma adequação do fazer treinamento e desenvolvimento às novas tendências de uma sociedade informatizada, interconectada, dinâmica e informacional, com isto implementamos de forma definitiva a Educação à Distância, como modalidade de capacitação, através da ESAT Virtual.  Os cursos oferecidos pela ESAT Virtual são customizados para sua clientela - servidores da Secretaria de Estado da Receita”, detalha Elaine.

A gerente executiva enfatizou ainda que a construção do conteúdo da Escola é de natureza interna, ou seja, feita por servidores da casa, assim como o design institucional produzido pelos servidores que compõem o Núcleo de Educação à Distância, que foi criada no ano passado. “Atualmente, temos cursos à distância customizados pela Escola como Assédio Moral no Serviço Público, regime do Simples Nacional, Escrituração Fiscal Digital (EFD), Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e), Gestão Estratégica para Administração Pública, Direito Penal Tributário, Crimes contra a Administração Pública e a Ordem Tributária e Avaliação de Desempenho, que entrar em oferta na programação neste mês de novembro. Em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública, ofertamos ainda os cursos de Atendimento ao Cidadão e Ética e Serviço Público”, citou. 

No aspecto gerencial, Elaine César destacou “os servidores da Esat têm uma agenda de procedimentos padronizados para atender com qualidade e transparência o fluxo das atividades. Por meio do Sigecap, o servidor pode realizar a sua inscrição via internet, acompanhar a programação de cursos diariamente e gerencia a sua performance de capacitação necessária para a sua progressão funcional. Outra novidade do sistema, que está em produção, será permitir o acompanhamento da Avaliação de Desempenho do Servidor e funcionalidade”.
 
SOBRE A ESCOLA: A Escola de Administração Tributária foi criada por meio da Lei 8.427 em 2007. A estrutura organizacional é dotada de autonomia administrativa e financeira e vinculada ao Gabinete do Secretário de Estado da Receita. Os objetivos permanentes da escola são o ensino, a pesquisa, a extensão, a análise, a catalogação e a divulgação da Legislação Tributária e demais informações de interesse da arrecadação, fiscalização e tributação.

A Esat, que possui área de 1.200 metros quadrados de área construída, fica localizada no Distrito Industrial, na BR 101 Sul, é composta de dois blocos e quatro salas de aulas climatizadas, cada uma delas com capacidade para 30 alunos. A estrutura é composta ainda de um laboratório de informática, um auditório com capacidade de 180 lugares, restaurante, área administrativa e um amplo estacionamento. Atualmente, conta com uma equipe de 15 colaboradores.

 

 

Untitled Document

 

 

Relação de Notícias :

 


Fale conosco :
Jornalista responsável:
JEAN GREGORIO
  • TELEFONE: (83) 3218 4859
  • E-MAIL
  •